Festival de Fotografia Popular na Favela da Maré, RJ

12 de Maio de 2015

Desde 2004 o Programa do Imagens do Povo, realizado pelo Observatório de Favelas, vem desenvolvendo ações com a perspectiva de articular a fotografia em favor dos direitos humanos e da construção de novas narrativas sobre as favelas e os espaços populares de uma maneira geral, em contraponto a abordagem estigmatizante que esses espaços historicamente recebem. A ideia é colaborar na proposição de um novo paradigma, que trabalhe na lógica da diversidade, da criatividade e da solidariedade. Chamamos este fazer fotográfico de Fotografia Popular.

Dentro da programação de comemoração de 10 anos de existência do projeto, realizaremos o Festival de Fotografia Popular, através do patrocínio da Fundação Banco do Brasil. Esta será a primeira edição do evento que pretende colocar a favela, especialmente o conjunto de favelas da Maré, no mapa do circuito dos festivais de fotografia.

O Festival de Fotografia Popular será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Galpão Bela Maré e no Observatório de Favelas. O evento pretende ser um espaço de encontro que propicie a discussão sobre o papel político da imagem e os múltiplos desdobramentos da fotografia na contemporaneidade. A programação conta com oficinas, debates, leituras de portfólios, intervenções e projeções.

Confira aqui a programação completa.

Clique aqui para saber como participar das oficinas e leituras de portfólio.