[clipping + exposição] Projeto Identidades Rurais na imprensa

01 de Junho de 2016

Está marcado para o dia 2 de junho o lançamento da obra "Identidades Rurais", um livro de fotografias que retrata a realidade de um Brasil pouco conhecido por grande parte dos brasileiros. O evento será no MAR - Museu de Arte do Rio, na capital carioca, com exposição de fotos aberta ao público.

De caráter documental e artístico, o projeto, foi realizado com patrocínio da Souza Cruz, por meio da Lei Rouanet, em parceria com o Instituto Souza Cruz, e contou com a sensibilidade de cinco jovens fotógrafos: AF Rodrigues, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, Ratão Diniz e Valda Nogueira, que registraram imagens que retratam a transformação, a cultura, o cotidiano e os costumes dos habitantes dos interiores do Brasil.

Na busca dos elementos que compõem hoje o campo brasileiro, cada fotógrafo visitou e vivenciou, durante uma semana, o dia a dia de duas áreas rurais distintas em nove estados do país, como a Zona da Mata de Pernambuco, o oeste catarinense, o interior do Acre, a serra capixaba, entre outras, sob a curadoria do fotógrafo e cientista social Gustavo Stephan.

"O projeto Identidades Rurais nasceu da ideia de (re)direcionar nosso olhar urbano para outro espaço, outro tempo, para o lugar de onde todos viemos", diz um trecho do prefácio, assinado por Dilma Souza Campos, CEO da Ímã Produções e Promoções Artísticas, responsável pela idealização e concepção do projeto.

A obra tem ainda como proposta convidar o leitor a quebrar antigos conceitos e observar a transformação que ocorre longe dos centros urbanos, com imagens que retratam o "novo rural", conforme descreve Gustavo Stephan. "As riquezas culturais, os modos de vida de cada região revelam a diversidade do nosso meio rural e vislumbram um futuro mais promissor, com os olhos do campo e da cidade a cada dia mais alinhados", afirma.

A edição será limitada a 3 mil exemplares, sendo parte destinada a bibliotecas rurais do Brasil. O lançamento é aberto ao público e será realizado das 10h às 17h no MAR, com uma exposição de fotos.

Projeto Colabora

Rede Jovem Rural

Paraty em Foco

O Fluminense

Canal Rural

GIFE

Sopa Cultural

Caipirismo

Dia de Campo